Marcadores

terça-feira, 30 de abril de 2013

Bolsinha de tecido

Uma menininha muito querida fez aniversário e como ela é muito vaidosa resolvi fazer esse mimo pra ela, uma bolisnha pra ela grardar seus pertencences embelezadores...

Plaquinhas porta recados/fotografias

As plaquinhas são em mdf e os animaizinhos em feltro. para prender fotos ou recados utilizei prendedores de roupas de maneira que pintei de branco.



PROJETO NÚMEROS DE 1 A 5

ESCOLA: ***
TEMA: Números de 1 a 5
TURMA: Maternal II
PROFESSORA: ***
PERÍODO: **** - ****

INTRODUÇÃO
Os números fazem parte do nosso cotidiano, pois estão presentes em nossa idade, nos dias do mês, nos endereços, números de telefone e até mesmo em nossa alimentação. Eles representam muito mais do que uma forma de se medir ou quantificar o que existe ao nosso redor, pois os números são a ponte que une o conceito quantificador do abstrato à sua respectiva correspondência do concreto.

JUSTIFICATIVA
Tendo em vista que nos utilizamos da linguagem numérica todo o tempo, é necessário introduzir o conceito de números e quantidades às crianças a fim de ampliar-lhes a visão e a compreensão do mundo que as circundam.

OBJETIVO GERAL
·         Promover a internalização do conceito de número e estabelecer sua relação com as quantidades. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estimular a formação do conceito de número;
  • Identificar e nomear os numerais de 1 a 5; 
  • Ampliar vocabulário; 
  • Possibilitar o desenvolvimento das percepções visuais, auditivas e sensório-motoras;
  • Estabelecer a relação/correspondência do número e a quantidade.
ATIVIDADES
Atividade de introdução – Relação símbolo e significado (número e quantidade correspondente) (Anexo 1)
Data: ****
A primeira atividade do projeto visa trabalhar a relação existente entre símbolo e significado, ou seja, visa esclarecer que cada quantidade têm um símbolo correspondente, desta forma esta representação se fará de maneira mais concreta possível. Os materiais utilizados para a efetivação desta atividade são: caixas de leite, tinta guache, Bombril, E.V.A., cola branca e caneta preta. Pretende-se com esta atividade possibilitar o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, percepção sensorial, atenção e concentração.
Atividade do número 1 (Anexo 2)
Data: ****
Esta atividade visa esclarecer a relação entre o símbolo e o significado, ou seja, número como representação de quantidade, além de possibilitar o conhecimento do traçado do número. Serão utilizados para a realização da atividade, palitos de sorvete, cola branca e tinta guache. Pretende-se com esta atividade promover o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, percepção sensorial, atenção e concentração.
Atividade do número 2 (Anexo 3)
Data: ****
O objetivo desta atividade é possibilitar o conhecimento do traçado do número 2 bem como a identificação da quantidade que representa. Serão utilizados para a realização da atividade, cola gliter e cola colorida. Pretende-se com esta atividade possibilitar o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, percepção sensorial, atenção e concentração.
Atividade do número 3 (Anexo 4)
Data: ****
Por meio desta atividade busca-se possibilitar o conhecimento do traçado do número 3, bem como a identificação da quantidade que ele representa. Os materiais utilizados na sua realização serão gizes de cera de cores diversas (a escolha da criança). Pretende-se com esta atividade promover o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, percepção sensorial, atenção, concentração e autonimia.
Atividade do número 4 (Anexo 5)
Data: ****
Pretende-se com esta atividade possibilitar o conhecimento do traçado do número 4, bem como a identificação da quantidade que ele representa. Os materiais utilizados na sua realização serão colas coloridas (cores primárias: amarelo, vermelho e azul). Busca-se com esta atividade possibilitar o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, percepção sensorial, atenção e concentração.
Atividade do número 5 (Anexo 6)
Data: ****
Esta atividade visa possibilitar o conhecimento do traçado do número 5, bem como a identificação da quantidade que ele representa. Os materiais utilizados na sua realização serão gizes de cera, nas cores verde e marrom e E.V.A. purpurinado na cor amarelo. Pretende-se com esta atividade promover o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, percepção sensorial, atenção e concentração.
Atividades complementares:
O jogo “Boliche” será adaptado aos objetivos do projeto, de maneira que será trabalhado com as crianças utilizando cinco pinos, de forma a identificá-los respectivamente com os números 1, 2, 3, 4 e 5, a fim de reforçar a identificação e a associação do símbolo a nomenclatura correspondente.
Haverá ainda uma contação de história a partir do livro de dedoche sobre o ursinho Ted intitulado “Quando eu crescer” que aborda cinco profissões; para reforçar a internalização do conceito números-quantidades, com este objetivo será trabalhada também a música “João trabalha com martelo”.
METODOLOGIA
O presente projeto se efetiva por meio de atividades de coloração, colagem, contato com materiais diversos, contação de histórias, músicas e gestos, que possibilitam a identificação dos traçados dos números e das quantidades que representam. Desta forma, a partir das atividades propostas as professoras estarão auxiliando os alunos sempre que houver necessidade.

RECURSOS
Livros
Papéis diversos
Palitos de sorvete
Tintas guache
Colas coloridas
Colas gliter em cores diversas
E.V.A.
Pincéis
Giz de cera
Cola branca

AVALIAÇÃO
Deve ser realizada  de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.

OBSERVAÇÕES
Foi possível perceber no decorrer das atividades do projeto que um trabalho permeado pela ludicidade, ou seja, com contação de histórias, músicas e gestos enriquece e consolida a aprendizagem da criança, pois durante a realização das atividades frequentemente as crianças faziam alusões aos recursos utilizados pelas professoras como introdução ao tema da mesma.