Marcadores

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Projeto Higiene para educação infantil

ESCOLA:
TEMA: Higiene
TURMA:
PROFESSOR (A):
PERÍODO: ?/?/201? - ?/?/201?

INTRODUÇÃO
A faixa etária correspondente as crianças da educação infantil envolve a conquista de uma certa autonomia, trata-se da época em que ocorre o controle dos esfíncteres, desta forma consolidar os hábitos de higiene faz-se necessário também no âmbito escolar.
Assim, busca-se neste projeto trabalhar a higiene corporal, especificando a necessidade de lavar as mãos, escovar os dentes, haver cuidados com os cabelos e as unhas, bem como de se tomar banho diariamente.

JUSTIFICATIVA
O referido tema será abordado devido a necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças visando lhes proporcionar o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de si mesmo e para com os outros.

OBJETIVO GERAL
  • Promover e consolidar hábitos de higiene.
OBJETIVOS ESPECÍCICOS
  • Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura e colagem.
  • Estimular a atenção e a concentração.
  • Apresentar a importância da escovação dos dentes sempre após as refeições.
  • Conceituar a relevância dos cuidados com: nariz, orelhas, unhas e cabelos para a manutenção da saúde e promoção do bem estar.
  • Consolidar o conceito de se tomar banho diariamente.
Atividades
Atividades sobre a escovação dos dentes (Anexos 1 )
Data: ?
A partir de uma dramatização com fantoches e uma atividade para colorir, pretende-se trabalhar a importância de se escovar os dentes sempre após as refeições. As crianças podem  colorir a atividade com tinta guache utilizando pincel ou o dedo, com giz de cera ou lápis colorido. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora e percepção visual.
Atividade sobre lavar as mãos (Anexo 2)
Data: ?
Antes de colorir uma atividade ilustrativa sobre o tema, as crianças deverão ser conduzidas ao banheiro para uma explicação demonstrativa de “como lavar as mãos corretamente”. A atividade poderá ser colorida utilizando giz de cera. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.
Atividade sobre cuidados com as orelhas (Anexo 3)
Data:?
Será utilizada como fonte ilustrativa a atividade para colorir, a fim de se realizar a explicação de como é a maneira correta de se fazer a higiene das orelhas, frisando que não se deve introduzir hastes flexíveis (cotonetes) para isso, mas sim nos utilizarmos de uma toalha preferencialmente após o banho. Posteriormente a isso as crianças colorirão a atividade com giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetinhas coloridas ou cola colorida. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.
Atividade sobre cuidados com a imagem pessoal (Anexo 4)
Data: ?
Iniciar-se-a a abordagem do tema a partir do reconhecimento das crianças de sua própria imagem no espelho, em seguida elas serão penteadas, “maquiadas” e arrumadas para que se percebessem com uma imagem mais agradável e para compreenderem a necessidade de tais cuidados. Posteriormente deverá ser realizada uma atividade de colorir a fim de consolidar o conceito trabalhado, os materiais utilizados podem ser giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetinhas coloridas ou cola colorida. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.
Atividade de consolidação dos conceitos trabalhados ao longo do projeto (Anexo 5)
Data:?
Será realizada uma atividade de colorir e ligar, a fim de consolidar o conceito trabalhado, ou seja, hábitos de higiene. Os materiais utilizados podem ser  giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetinhas coloridas ou cola colorida. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.

METODOLOGIA
O presente projeto se efetiva por meio de atividades de pintura, colagem, músicas e gestos, que possibilitam a identificação dos hábitos de higiene pessoal bem como a consolidação destes conceitos. Todas as atividades são realizadas após a explicação das professoras e com o auxilio das mesmas.

AVALIAÇÃO

Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.
ANEXO 5

ANEXO 4

ANEXO 3


ANEXO 2
ANEXO 1



11 comentários: